O aquecimento do setor hoteleiro é uma notícia a se comemorar. Além do bom resultado do período de réveillon, os números do verão 2022, em alguns destinos, chegaram bem próximo aos que eram alcançados antes da pandemia, segundo a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis.
Para aproveitar esse boom, no entanto, os hoteleiros devem estar atentos às tendências que vêm sendo apontadas pelos especialistas do turismo. “Um dos pontos é que os hóspedes estão voltando, mas com um perfil diferente, novos desejos e exigências” , explica Franklin Mira, CEO da Téssera Hospitality. Saiba mais e como se preparar para recebê-los.
Estadias mais longas, aliando trabalho e lazer:
A pandemia consolidou o home office e, na prática, isto significa que dá para trabalhar de qualquer lugar com uma boa internet. Muita gente opta por estadias mais longas, combinando horas de trabalho com momentos de lazer. É importante ficar de olho nesse movimento dos hóspedes para traçar estratégias que os façam querer aumentar a estadia ao máximo, impactando positivamente na receita.
Destinos domésticos para ecoturismo:
Dois motivos apontam para a tendência de viagens domésticas pelos próximos dois anos, pelo menos – o grande impacto na renda das famílias brasileiras causado pela pandemia e a insegurança que sair do país ainda provoca. Os mais procurados estão sendo os destinos com foco para o ecoturismo. É o momento de priorizar o marketing para dar visibilidade às belezas naturais e investir na estrutura e nos serviços oferecidos pelo seu Hotel. Crie diferenciais para que a experiência do seu hóspede seja a melhor.
Sustentabilidade:
O conceito de sustentabilidade chegou ao turismo e veio para ficar. Estabelecimentos que adotem recursos de prevenção e proteção ao planeta serão cada vez mais destacados. Entre as iniciativas podem estar: produção própria de alimentos, valorização de ingredientes e mão de obra da comunidade, formas de economizar água e luz. Se seu Hotel se insere nesse contexto, deixe seu público sempre informado, atraindo hóspedes com esse novo perfil.
Viagens de luxo:
Ainda que o impacto econômico da pandemia seja alto, não há como negar que uma parte da população não foi afetada e até conseguiu economizar no período. São essas pessoas que, agora, contribuem bastante para a retomada do turismo. Estão dispostos a gastar muito para voltar a viajar e, em troca, querem uma experiência única. Para esse público, interessa a alta qualidade, como uma localização privilegiada, serviços especiais e gastronomia sofisticada.
Cancelamento flexível:
A pandemia ainda não acabou e a vida segue com uma certa instabilidade diante de restrições e regulamentações governamentais que podem mudar a qualquer instante. Quem vai viajar, quer estar seguro que não irá perder dinheiro caso precise cancelar a viagem. Ou seja, políticas de cancelamento mais flexíveis devem ser mantidas e divulgadas. Os hoteleiros têm que incorporar em seu planejamento financeiro esta questão.
Janelas de reserva mais curtas:
É um ponto importante para incrementar receita: desde a retomada, o período entre a data de compra e a data de viagem, a janela de reserva, está mais curto. Qual o impacto? Principalmente nos destinos de lazer, que antes tinham longas janelas, deve-se sempre deixar um “estoque de acomodações” para essas vendas de última hora, cuja tarifa é sempre mais alta. Quem não se atentar a isso, pode perder não fazendo flutuação de preços ao avaliar, precipitadamente, que não há demanda.
Compra online:
Essa é mais que uma tendência – é uma consolidação de um modo de compra que, com a pandemia, tornou-se preferência dos consumidores. Vale para vários segmentos e a hotelaria é mais um. Deixar essa experiência fácil, intuitiva, segura e rápida é o cuidado que deve ser seguido para aumentar seu fluxo de vendas. A dica é investir no percurso da compra online, do site do seu Hotel ao sistema de pagamento e acompanhamento a ser utilizado. Uma dica extra: segundo a Booking, cerca de 75% da compra online já é por dispositivo mobile, o que mostra a necessidade de pensar bem a navegação por esses equipamentos.