O turismo brasileiro já acumula prejuízos superiores a R$400 bilhões por conta dos meses de paralisação e retração ocasionados pela pandemia, segundo análise dos dados mais recentes do IBGE. Para quem atua no setor, a previsão é que 2022 já contribuirá na recuperação das perdas – o faturamento atingiu R$15,3 bilhões em janeiro, 22,9% a mais que o registrado no mesmo mês de 2021.(Fonte:Fecomércio/SP – março/2022).
Uma pesquisa realizada no final de 2021 pela HSMAI, associação internacional voltada para identificar, analisar e comunicar tendências da indústria turística e hoteleira, aponta que 50% dos hoteleiros acreditam em um faturamento este ano pelo menos similar ao de 2019, ano pré-pandemia, e consideram que isto já seria um cenário alentador.
Otimismo estratégico
Há porém quem faça projeções mais otimistas acreditando no potencial do planejamento estratégico para gestão da receita hoteleira. “A análise do desempenho dos nossos hotéis aponta que todos irão ultrapassar o faturamento obtido em 2019 em percentuais que variam de 16,31% a 63%”, diz Mariana Chetto, líder da equipe de Inteligência de Mercado na Téssera Hospitality, empresa que, desde 2017, atua com foco em aumento de receitas hoteleiras e possui 14 hotéis no portfólio.
Mariana considera que os bons ventos atuais são frutos do trabalho de precificação correta, gestão do inventário, ampla distribuição nos canais de venda, acompanhamento de segmentação e uso eficiente do marketing digital para aumentar a visibilidade e a reputação online dos hotéis. “É um conjunto integrado de soluções e um acompanhamento constante do cenário e de cada venda que farão nossos resultados chegarem ao projetado”, acrescenta.
O caminho parece ser esse. Com expectativa de fechar o ano com uma receita 29% maior do que em 2019, Daniela Flores, sócia da Pousada Pier do Pontal em Ilhéus(BA), comemora. “A Téssera nos fez sair de uma gestão intuitiva para uma gestão baseada em dados e isso fez uma diferença enorme para nosso reposicionamento e retomada pós pandemia”.
Para Luiz Tammaro, proprietário do Port Louis Hotel, em Caraguatatuba(SP), o incremento deverá ser ainda maior, 48%. “Nossos resultados têm sido tão bons e crescentes desde a parceria com a Téssera, que brinco que é uma pena não ter conhecido a empresa antes”. Números assim mostram que a recuperação do prejuízo acumulado pode estar bem próxima de se tornar realidade para o setor.