Em meio a luta por sobrevivência, o setor hoteleiro, um dos mais afetados pela crise atual, está empenhado em planejar a retomada levando em consideração o novo cenário que se desenha para um futuro pós-pandemia. A reabertura de muitos hotéis está sendo discutida para junho ou julho. Hoje quase 70% dos hotéis estão fechados e os que se encontram abertos estão com ocupação abaixo de 10%.
“Por mais que se preparem protocolos de segurança, será uma retomada lenta e gradual até o mercado se sentir seguro”, acredita o CEO da Téssera Hospitality, Franklin Mira. “Mais difícil ainda para os hotéis independentes e familiares, que terão dificuldades para reabrir”. São muitas variáveis e dúvidas, mas alguns passos já podem ser antecipados. E uma saída que se apresenta, principalmente para os pequenos empreendimentos, que não fazem parte de redes, é a profissionalização da área Comercial e Marketing.
Quem está à frente de empreendimentos hoteleiros sabe bem como essas áreas precisam ser eficientes com o menor custo possível e o quanto elas podem sobrecarregar o quadro funcional, ou muitas vezes ficar esquecidas. Uma boa solução a ser pensada pelos hoteleiros independentes na hora da retomada é buscar parcerias com empresas especializadas. Assim, poderão se concentrar totalmente nas atividades operacionais do hotel e otimizar custos.
O que levar em conta?
Para tomar essa decisão, é importante que o hoteleiro leve alguns pontos em consideração. “O modelo de parceria deve levar em consideração a remuneração variável, ou seja todos ganham com o aumento da receita do empreendimento. É importante ainda que se constate a experiência e os casos de sucesso comprovados do parceiro”, diz Mariana Chetto, Analista de Inteligência de Mercado. “De posse dessas informações, pode-se avaliar os serviços que vão ao encontro das necessidades do empreendimento”, completa.
Entre as vantagens de parcerias, ela destaca, além da redução de custos, o comprometimento dessas empresas no aumento de receita, já que os contratos são praticamente baseados em faturamento e porcentagem das vendas ou nos lucros. “Também trabalham com equipe altamente qualificada em cada atividade e com grande know how em hotelaria”, explica.