Manter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para a continuidade de um negócio. Porém, nem sempre é fácil, principalmente para empresas com público de alta rotatividade. É o caso dos hotéis – qual perfil predominante dos seus hóspedes no último ano? Quantos retornaram ao seu hotel? Qual sua tendência de consumo? Tudo isso um bom CRM de Vendas pode lhe dizer.
“Os CRM ( Customer Relationship Management) são ferramentas que organizam e armazenam informações importantes sobre prospects e clientes, ajudando na elaboração de estratégias personalizadas de vendas”, resume Igor Alvarez, Consultor de Marketing Digital na Téssera Hospitality. Igor destaca 5 motivos para que todo hoteleiro planeje a implantação de um sistema de CRM em seu hotel:
1. Organiza o processo comercial e da jornada de compra de cada consumidor até seu hotel
2.Possibilita o atendimento personalizad0
3.Contribui para um pós-venda eficiente, aumentando retenção e lucratividade
4. Otimiza as estratégias de marketing a partir do conhecimento do público alvo
5.Aprimora a segmentação dos clientes
“Na Téssera, nossa orientação é que o CRM de Vendas seja implantado de forma integrada com uma ferramenta de automação de marketing ou CRM de Marketing”, explica Igor. “Essa ferramenta será programada para “reagir” de acordo com comportamento e ações deste prospect ou cliente. Sem uma automação de máquina, esse relacionamento no momento exato se torna impossível”, acrescenta.
Segundo Igor, este combo proporciona melhoria na taxa de conversão em vendas, fidelização e crescimento de receita, além da satisfação do Cliente em se sentir único por receber comunicações personalizadas nos principais momentos da sua jornada de escolha do destino e da hospedagem.
Como escolher o melhor CRM?
Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, mas é importante analisar as necessidades de seu negócio para tomar uma decisão. E a nossa dica é que essa escolha e implantação seja sempre orientada por um especialista para que seu Hotel realmente se beneficie da aquisição.
De modo geral, os principais critérios envolvidos na decisão são sobre os objetivos que se quer atingir, facilidade de manuseio, existência de suporte, geração de relatório, integração com outros sistemas, mobilidade, customização. “Com essas respostas em mãos, você terá informações suficientes para uma escolha adequada. Mas, acredite: só vai funcionar se o responsável pela alimentação de sua empresa considerar a gestão do relacionamento com o Cliente o item mais importante para crescer e prosperar”, esclarece Igor.